Logística e Comércio Exterior

Logística e Comércio Exterior

Artigos e Notícias

  • 08.03.2013

    Tributação do Cloud Computing é uma Incógnita

    Há casos em que a empresa desenvolve plataformas de tecnologia envolvendo telecomunicações em que se deveria enquadrar como Serviços de Comunicação Multimídia (SCM),  e a contabilidade acaba enquadrando como licenciamento de uso de software.

  • 08.03.2013

    Tributação de coligadas volta hoje à pauta

    O julgamento sobre a constitucionalidade da tributação de lucros de coligadas  e controladas no exterior poderá ser realizado hoje pelo Supremo Tribunal  Federal (STF).

O setor logístico está em amplo crescimento e modernização de seus processos, sendo o Brasil um mercado altamente promissor devido à dimensão territorial e, principalmente, ao intrincado sistema tributário que envolve a produção e distribuição de mercadorias.

O Brasil subiu 20 posições em apenas três anos, e está em primeiro lugar na América Latina, à frente de países como México, Argentina e Chile e tem condições de pular mais 20 posições na divulgação do próximo Índice de Desenvolvimento Logístico se resolver suas questões burocráticas, pois enfrenta mais problemas em questões relacionadas ao impacto negativo da burocracia e diversos processos que dificultam o desembaraço de mercadorias importadas e o embarque de produtos para o exterior.

Segundo pesquisas do Instituto IMAM, junto a empresas de médio e grande porte, em âmbito nacional e dos variados setores de atividade, a redução de custos é o principal motivo que leva as empresas a terceirizar suas operações logísticas, seguido pela busca de uma maior agilidade na entrega de mercadorias e o foco no core business. As maiores barreiras para atingir os objetivos de integração da cadeia logística são os fornecedores diretos, os clientes diretos, a própria empresa, os fornecedores dos fornecedores e os clientes dos clientes.