Brasil precisa de investimentos estrangeiros

No Brasil, a expectativa é na economia para o anúncio de quanto o governo vai economizar este ano. O Ministério da Fazenda divulga nesta quinta-feira (20) a meta de superávit primário.

Com as previsões de crescimento menor este ano, a meta fiscal deverá ser mais modesta.

É difícil o governo estabelecer um número que seja confiável porque ele fez o orçamento no pressuposto de que o país ia crescer 4% neste ano de 2014. Aí, o Congresso fez uma adaptação, achou que estava muito otimista, e colocou 3,8%. Mas hoje, no mercado financeiro, a previsão é de abaixo de 1,8%. O que significa o seguinte: quando o país cresce menos, ele arrecada menos. Então é difícil o governo estabelecer um total de economia que ele vai fazer, dentro de receitas que ele vai receber. Mas o quadro mudou completamente. Então essas receitas podem não acontecer. Então, ele estaria fazendo um número no qual não se pode muito acreditar.

O problema do governo é exatamente esse: se ele fizer um número muito grande – que todo mundo ache irrealista – a desconfiança continua; se fizer muito baixo, a desconfiança continua. Ele tem que conquistar essa confiança na capacidade do governo de evitar que a dívida pública, a dívida bruta, continue crescendo.

Muita gente pensa assim: "Ah, para que convencer investidor estrangeiro? Importante é nós sabermos de nós mesmos, né, que nós somos um país estável e que tem avançado". Mas acontece que, primeiro, o Brasil tem um déficit muito grande nas contas externas. Só na parte do comércio, só este ano, já está com US$ 6 bilhões de déficit.

Então, nós precisamos que invistam em nós, que comprem título do governo, façam investimentos aqui para a gente equilibrar essas contas externas. É um pontos que fazem com que o Brasil seja apresentado como um país vulnerável e esteja com um déficit de 3,6% do PIB.

Então, as contas públicas estão todas tendo problemas e o governo precisa acertar – até para que o país possa crescer no futuro com mais segurança, mais certeza. É até mais importante do que convencer investidor estrangeiro.


Fonte: G1

Notícias do segmento desejado

Veja lista completa de notícias